Piso Industrial - Saiba tudo sobre esse tipo de piso

Piso Industrial - Saiba tudo sobre esse tipo de piso

A história dos pisos industriais no Brasil é recente, com pouco mais de 20 anos. Antes disso, havia pouca preocupação com critérios de projeto. Mas o que é um piso industrial?, onde é utilizado?, quais os tipos?, essas e outras dúvidas frequentes para muitas pessoas são respondidas a seguir. Confira as dicas! Veja também sobre piso granilite! Guia completo.

O que é um piso industrial?

O piso industrial, também conhecido como piso de alto desempenho ou piso de alta resistência é uma engenharia de pisos que suporta e resiste as intempéries e ao fluxo de cargas de um ambiente.

Onde é utilizado?

Ao contrario do que muitas pessoas imaginam, o piso industrial não é utilizado apenas em indústrias, mas sim, em locais que precisam de um tratamento especial para suportar o tráfego ou qualquer outro tipo de carga aplicada sobre ele, como frigoríficos, shopping centers, galpões de depósito, oficina de máquinas pesadas, pátios de manobra, e tantas outras opções.

Qual a diferença de um piso industrial e um piso simples de concreto?

O que diferencia o piso industrial de um piso simples de concreto é a sua elevada taxa de armação e um acabamento superficial específico para a sua utilização. Um acabamento superficial adequado confere ao piso maior resistência à abrasão, maior resistência a agentes químicos e biológicos e a qualquer tipo de intempérie.

 

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de piso?

A grande vantagem desse tipo de piso é a manutenção. Por ser feito para áreas de grande tráfico e cargas, não necessita de manutenção como os demais pisos de assentamento. Isso se deve, sobretudo, ao fato do piso industrial ser instalado sobre armações de ferro. Além disso, esse tipo de pavimento proporciona maior plasticidade, garantindo que não haja qualquer irregularidade. Com piso industrial, a mobilidade é facilitada com plena segurança e acessibilidade.

Por ser um mercado relativamente novo, a dificuldade de encontrar empresas especializadas na instalação desse piso em qualquer lugar é considerada como uma desvantagem, a grande maioria das empresas do ramo concentram suas atividades na região sul e sudeste do Brasil.

Quais são os tipos de pisos mais utilizados?

O mercado possui atualmente algumas opções de pisos industriais relacionados a textura, resistência e até mesmo a cor, essas opções dependem das necessidades do ambiente que será aplicado o produto. Existem quatro tipos de pisos industriais mais utilizados em ambientes que necessitam de alta resistência a cargas e fluxo. Confira as dicas a seguir.

  • Piso Epóxi Industrial: Este tipo de piso, é um dos mais usados, por causa da sua durabilidade. O resultado não fica muito escorregadio e oferece uma superfície lisa, sem linhas de argamassa. Outra vantagem do piso epóxi é a limpeza, por ter uma superfície lisa, é extremamente fácil de manter limpo.
  • Piso Industrial de Concreto Polido: O grande diferencial desse piso é a resistência a ácaros, bactérias, manchas, vazamentos e umidade, além de durar mais tempo que um revestimento epóxi. Seu acabamento é semelhante ao piso de cimento queimado. A desvantagem desse piso é seu aspecto escorregadio que pode ser cansativo para os funcionários.
  • Piso Industrial Vinílico: O piso Vinílico é muto resistente a umidade e possui grande variedade de cores e texturas, ideal para áreas que necessitam de boa aderência. Sua instalação é fácil e mais barata que os demais pisos. Porém não é ideal para um tráfego intenso e o seu preço é bem elevado.
  • Piso Industrial Emborrachado: Um ótimo piso para áreas de grande tráfego de pessoas pois tem aspecto antiderrapante, resistente à água e ao fogo, possui uma superfície macia para caminhada, hipoalergênico além de ser ótimo isolante acústico e térmico. O lado ruim desse tipo de piso é a baixa resistência a riscos e requer muita limpeza.

Gostou das dicas? Saiba que um resultado satisfatório depende de um bom projeto e planejamento. Contrate um profissional arquiteto para realizar seu projeto. Saiba mais e entre em contato!

0 Gostei
0 Não gostei