Casa cinza - Veja dicas de como usar essa cor

Madeira

O assunto hoje é sobe uma cor queridinha da decoração e da arquitetura. A cor cinza! Vamos te mostrar como ela pode ser um coringa quando usada na arquitetura. As diversas tonalidade podem compor uma linda fachada. Apesar de parecer uma cor discreta, o cinza pode se diferenciar em meio a outras tonalidades mais comuns, como o branco e o bege. Veja também sobre Cores de tintas – Saiba Escolher o Tom Ideal

Significado da cor cinza na arquitetura e design de interiores

Arquitetura

O cinza simboliza estabilidade, equilíbrio sucesso e modernidade quando bem utilizado, mas tenha cuidado, principalmente com as tonalidades mais escuras, se utilizado em excesso, o cinza pode transmitir morbidez e falta de vigor. Ocasionalmente, a cor cinza pode expressar maturidade, além de estar associada a conceitos futuros, inovações e tecnologia.

Design Interiores

Quando utilizado no design de interiores, o cinza pode passar tranquilidade ao ambiente, é muito utilizado nos estilos de decoração contemporâneo e minimalista. Na área externa também é o preferido entre as construções que seguem o estilo clean. Dependendo da tonalidade escolhida, uma casa cinza pode ter uma atmosfera elegante e arrojada.

Tonalidades de cinza

Saber escolher a tonalidade certa para sua casa e a intenção que deseja passar é uma tarefa que depende de alguns pontos como:

  • Estilo definido para casa ou ambiente;
  • Posição do sol em relação a sua casa;
  • Ambiente onde sua casa está inserida, como bairro e fachadas ao redor.

Cinza Claro

Fachada Cinza Claro

Tonalidades mais claras compõem fachadas clássicas e elegantes. Um fundo esverdeado ou azulado aplicado ao cinza compõem uma fachada ou ambiente que harmoniza muito bem com detalhes em branco, como janelas, portas e detalhes arquitetônicos. Porém, quem deseja uma fachada mais séria e conservadora, pode explorar a mesma tonalidade clara com detalhes em tons de cinza mais escuro.

Cinza Escuro

Fachada Cinza Escuro

Tonalidades mais escuras ajudam a criar fachadas contemporâneas e imponentes. Quanto mais próximo ao preto for a tonalidade escolhida, mais dramática e misteriosa a fachada ou ambiente se torna. É uma opção para aqueles que buscam sair do comum sem perder a elegância. Para quebrar a monotonia e possível morbidez, nesses casos, é importante balancear a composição com elementos de outras cores e outros materiais em pequenos detalhes e acabamentos. Veja nossas dicas a seguir.

Combinação com outras cores e texturas

A combinação com outras cores e texturas é um ótimo recurso e muito utilizado tanto na arquitetura como no design de interiores. Veja as dicas que separamos para vocês a seguir.

Amarelo

O amarelo em composição com o cinza já se tornou um clássico e queridinho dos arquitetos. Essa cor traz uma quebra na seriedade da cor, transformando em uma composição leve e divertida.

Azul ou Vermelho

As cores azul e vermelho são ótimas opções para projetos que seguem a linha clássica. Dependendo da tonalidade das cores a fachada ou ambiente adquire um aspecto elegante, imponente e discreto.

Madeira

Madeira

A madeira se torna um coringa em composição com o cinza, podendo criar um visual sofisticado e contemporâneo ou acolhedor e introvertido.

Pedra Ladrilho ou Tijolo

Casa Cinza - Veja dicas de como usar essa cor

O uso de pedras, ladrilhos e tijolos na casa podem impulsionar ainda mais a composição, criando um equilíbrio e elegância tanto na fachada como no design.

Vidro

Casa Cinza - Veja dicas de como usar essa cor

 

O vidro é super bem vindo em janelas e detalhes que complementam o estilo clean. Esse material traz leveza, modernidade e elegância a fachada ou ambiente.

Metal

Metal

Acabamentos e detalhes em metal são comuns nos estilos minimalista e contemporâneo. A união da cor cinza com o metal traz um visual mais industrial e uniforme já que possuem cores parecidas.

Paisagismo

Casa Cinza - Veja dicas de como usar essa cor

Um belo jardim pode transformar seu ambiente ou fachada. O jogo entre o verde da natureza com o ar urbano e tecnológico do cinza cria um contraste rico e inusitado. Paisagismo é sempre bem vindo em qualquer projeto.

Iluminação

Casa Cinza - Veja dicas de como usar essa cor

Uma boa iluminação pode transformar sua fachada ou seu ambiente. Assim como o paisagismo, iluminação é sempre bem vinda em um projeto.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos! Está pensando em construir ou reformar? Que tal investir no seu sonho de forma segura? Conheça o nosso trabalho e entre em contato! Orçamento gratuito para todo Brasil.

0 Gostei
0 Não gostei